SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número50O que se sente quando se é uma ficção?: corpo, reprodução e aborto a partir de Untitled (Senior Thesis) de Aliza ShvartzEspectros do feminismo no cinema português índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher

versão impressa ISSN 0874-6885

Resumo

CASTRO, Ana Aires e. A construção de uma identidade feminina decolonial em Kilêlê: A Dança Sagrada do Falcão, de Olinda Beja. Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher [online]. 2023, n.50, pp.115-133.  Epub 21-Fev-2024. ISSN 0874-6885.  https://doi.org/10.34619/0k0a-uqbi.

Resumo: Este artigo pretende explorar a construção identitária no livro de poesia Kilêlê: A Dança Sagrada do Falcão (2021), da escritora são-tomense Olinda Beja. Para tal, será dada ênfase a elementos materiais como o corpo, particularmente o corpo feminino, uma vez que se trata do veículo através do qual seria dançado o kilêlê, uma extinta dança tradicional de São Tomé e Príncipe. Partindo de um panorama teórico inserido nos Estudos de Género e nos Estudos Feministas (Butler, 2017; Lugones, 2008; Vergès, 2023), tentaremos situar uma identidade que, nos poemas de Olinda Beja, se assume, ao mesmo tempo, decolonial e interseccional (Silva, 2018).

Palavras-chave : corpo; género; interseccionalidade; identidade; feminismo decolonial.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )