SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número50A construção de uma identidade feminina decolonial em Kilêlê: A Dança Sagrada do Falcão, de Olinda BejaA representação da mulher culta no entremez setecentista: o caso do novo entremez da Doutora Brites Marta índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher

versión impresa ISSN 0874-6885

Resumen

LIZ, Mariana. Espectros do feminismo no cinema português. Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher [online]. 2023, n.50, pp.134-156.  Epub 21-Feb-2024. ISSN 0874-6885.  https://doi.org/10.34619/wif7-zlwa.

Resumo: Primeira longa-metragem de Cristèle Alves Meira, Alma Viva (2022) narra as férias de verão de uma criança com a sua família em Trás-os-Montes. Exemplo do fôlego transnacional do cinema português contemporâneo, o filme inscreve-se também na genealogia do cinema português no feminino. Estabelecendo pontes entre Alma Viva, Três Dias sem Deus (Bárbara Virgínia, 1946) e Máscaras (Noémia Delgado, 1976), este artigo examina obras de períodos distintos da história do cinema em Portugal realizadas por mulheres. Questiona ainda a pertença de Alma Viva, filme sobre espectros, de influência gótica e enraizado na paisagem, à nova vaga global do cinema de mulheres, discutindo o lugar do feminismo no cinema português do século XXI.

Palabras clave : cinema português; feminismo; cinema gótico; paisagem; bruxas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )