SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número50A construção de uma identidade feminina decolonial em Kilêlê: A Dança Sagrada do Falcão, de Olinda BejaA representação da mulher culta no entremez setecentista: o caso do novo entremez da Doutora Brites Marta índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher

versão impressa ISSN 0874-6885

Resumo

LIZ, Mariana. Espectros do feminismo no cinema português. Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher [online]. 2023, n.50, pp.134-156.  Epub 21-Fev-2024. ISSN 0874-6885.  https://doi.org/10.34619/wif7-zlwa.

Resumo: Primeira longa-metragem de Cristèle Alves Meira, Alma Viva (2022) narra as férias de verão de uma criança com a sua família em Trás-os-Montes. Exemplo do fôlego transnacional do cinema português contemporâneo, o filme inscreve-se também na genealogia do cinema português no feminino. Estabelecendo pontes entre Alma Viva, Três Dias sem Deus (Bárbara Virgínia, 1946) e Máscaras (Noémia Delgado, 1976), este artigo examina obras de períodos distintos da história do cinema em Portugal realizadas por mulheres. Questiona ainda a pertença de Alma Viva, filme sobre espectros, de influência gótica e enraizado na paisagem, à nova vaga global do cinema de mulheres, discutindo o lugar do feminismo no cinema português do século XXI.

Palavras-chave : cinema português; feminismo; cinema gótico; paisagem; bruxas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )