SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número50A representação da mulher culta no entremez setecentista: o caso do novo entremez da Doutora Brites Marta índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher

versión impresa ISSN 0874-6885

Resumen

ROSA, Marta Brites. O paradoxo feminino no teatro português do século XVIII. Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher [online]. 2023, n.50, pp.177-196.  Epub 21-Feb-2024. ISSN 0874-6885.  https://doi.org/10.34619/hpw5-hfog.

Resumo: Em Portugal, no século XVIII, as mulheres estavam sujeitas a interdições que procuravam apagar a sua presença dos teatros, pois considerava-se que tinham um efeito nefasto sobre o espectador masculino. No entanto, eram requisitadas pelo público e foram, gradualmente, autorizadas a atuar. Este paradoxo levou-as a ser a parte velada de uma prática institucional e social, em que eram, simultaneamente, reprovadas e desejadas enquanto mulheres e enquanto profissionais. Desvendar esse passado e dar a conhecer a opressão institucional sobre as mulheres na atividade teatral é o foco deste artigo.

Palabras clave : história do teatro em Portugal; século XVIII; atrizes; estudos de género; opressão.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )