SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1Intervenção psicológica na reabilitação pós-enfarte do miocárdio: um esforço interdisciplinarValidação preliminar de uma técnica de avaliação de feminino/materno índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

RODRIGUES, Maria Adelina; ROSA, Joana; MOURA, Maria de Jesus  e  BAPTISTA, A.. Ajustamento emocional, estratégias de coping e percepção da doença em pais de crianças com doença do foro oncológico. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2000, vol.1, n.1, pp.61-68. ISSN 1645-0086.

Esta investigação analisou as relações entre o ajustamento emocional, as estratégias de coping e a percepção da doença em 60 pais de crianças com doença do foro oncológico. O estudo comparativo entre os pais de crianças com a doença e os pais de crianças recuperadas revelou a existência de diferenças estatisticamente significativas relativamente ao ajustamento emocional, às estratégias de coping utilizadas para lidar com a doença do filho e à percepção que tinham da doença. Os pais das crianças recuperadas apresentaram melhor ajustamento emocional, utilizaram estratégias de coping mais adequadas e uma melhor percepção da doença. Para ambos os grupos foram encontradas correlações estatisticamente significativas entre as variáveis em estudo, no sentido de um melhor ajustamento emocional se ter associado a estratégias de coping mais adequadas e a uma melhor percepção da doença.

Palavras-chave : Ajustamento emocional; Coping; Percepção da doença; Doença do foro oncológico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )