SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1Ajustamento emocional, estratégias de coping e percepção da doença em pais de crianças com doença do foro oncológicoInfluência do suporte social e do coping sobre a percepção subjectiva de bem-estar em mulheres submetidas a cirurgia cardíaca índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

MATOS, Isabel; LEAL, I.  e  RIBEIRO, J.. Validação preliminar de uma técnica de avaliação de feminino/materno . Psic., Saúde & Doenças [online]. 2000, vol.1, n.1, pp.69-77. ISSN 1645-0086.

O objectivo do estudo é de analisar e discriminar dois factores ou traços psicológicos que designamos por "Feminino" e "Materno", que pensamos terem um papel relevante na capacidade e no desejo das mulheres de conceberem e de terem filhos. A hipótese é baseada na prática clínica na área da psicologia da gravidez e da maternidade, e no reconhecimento da importância destes factores ou traços psicológicos nas respostas das mulheres à gravidez, nascimento, maternidade, infertilidade e técnicas de reprodução medicamente assistidas.Com este objectivo temos vindo a desenvolver um instrumento que nos permita medir ou avaliar estes dois factores, e tentamos estabelecer a sua validade psicométrica e clinimétrica. Neste trabalho apresentamos dados referentes a 22 mulheres, cujos filhos apresentam sintomas associados a perturbações de comportamento alimentar e/ou do sono. Os resultados obtidos apontam para uma razoável validade clinimétrica do instrumento, uma vez que são consistentes com as previsões que tínhamos efectuado relativamente a esta amostra particular.

Palavras-chave : Feminino; Materno; Avaliação; Mulher; Saúde reprodutiva.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )