SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número2Revisão da literatura sobre avaliação da Qualidade De Vida (QDV) de adultos com Epilepsia. II: facilidades na abordagem do temaA dinâmica da personalidade e o homesickness (saudades de casa) dos jovens estudantes universitários índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

MARINHO, Maria Luiza  e  CABALLO, Vicente E.. Comportamento anti-social infantil e seu impacto para a competência social. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2002, vol.3, n.2, pp.141-147. ISSN 1645-0086.

O termo anti-social (ou transtorno dissocial, segundo o DSM-IV) se refere ao comportamento que infringe regras sociais ou que seja uma ação contra os demais. O indivíduo que assim se comporta é percebido como socialmente incompetente, à medida que utiliza mecanismos inadequados de interação e de solução de problemas. As práticas educativas ineficientes dos pais são vistas como determinantes desse problema de comportamento infantil. O presente trabalho visa descrever um Programa de Intervenção Grupal para Pais que consta de sessões de orientação parental e desenvolvimento de habilidades sociais em crianças. Os principais componentes são: identificar, descrever e reforçar comportamento infantil adequado; analisar funcionalmente comportamento infantil e parental; aplicar procedimentos de solução de problemas. O Programa se mostrou adequado em produzir mudanças comportamentais positivas em 70% das famílias submetidas à intervenção e manutenção da melhora nos seguimentos de 3 e 9 meses.

Palavras-chave : Competência social; Comportamento anti-social; Intervenção comportamental; Orientação de pais; Transtorno dissocial.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )