SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número2A dinâmica da personalidade e o homesickness (saudades de casa) dos jovens estudantes universitáriosA psicologia do consumo de tabaco: uma revisão da literatura índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

XAVIER, Miguel; PEREIRA, Manuel Gonçalves; CORREA, Bernardo Barahona  e  ALMEIDA, José Miguel Caldas de. Questionário de problemas familiares: desenvolvimento da versão portuguesa de um instrumento de avaliação de sobrecarga familiar . Psic., Saúde & Doenças [online]. 2002, vol.3, n.2, pp.165-177. ISSN 1645-0086.

Com a reformulação dos modelos de prestação de cuidados em psiquiatria e saúde mental, tem-se verificado um aumento do número de doentes com perturbações mentais graves a viver com a família, cujos membros passam a estar assim potencialmente sujeitos a uma sobrecarga psicológica significativa. Dado o papel central dos familiares na prestação de cuidados informais, é de extrema relevância avaliar de forma padronizada as suas dificuldades, nomeadamente quanto à necessidade de intervenções de tipo psicoeducacional. Nos últimos anos têm sido elaborados vários instrumentos especificamente para a avaliação da sobrecarga familiar: neste trabalho, os autores descrevem o desenvolvimento da versão portuguesa do "Family Problem Questionnaire-FPQ". Após tradução e retroversão, foi feita a administração do FPQ a uma amostra de conveniência de 160 familiares de indivíduos com diagnóstico de esquizofrenia: numa análise preliminar, os resultados demonstraram boa aceitação e propriedades psicométricas satisfatórias. Este instrumento parece, pois, conter boas potencialidades de aplicação em actividades de investigação e monitorização de qualidade de cuidados prestados nos serviços de saúde mental, nomeadamente em intervenções psicoeducacionais.

Palavras-chave : Avaliação de cuidados em saúde mental; Esquizofrenia; Qualidade de cuidados; Sobrecarga familiar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )