SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue2Traumagraph: a check list for traumatic eventsTeaching life skills in schools in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia, Saúde & Doenças

Print version ISSN 1645-0086

Abstract

OLIVEIRA, Margareth da Silva; LARANJEIRA, Ronaldo  and  JAEGER, Antônio. Estudo dos prejuízos cognitivos na dependência do álcool. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2002, vol.3, n.2, pp.205-212. ISSN 1645-0086.

O presente trabalho objetiva verificar se há alterações na área de percepção visual e na memória imediata em 152 participantes masculinos com o diagnóstico de alcoolismo. Para a avaliação neurocognitiva foi utilizado o teste Figuras Complexas de Rey, aplicado em dois momentos, com um intervalo de três meses entre os mesmos. Aplicou-se uma única vez o SADD, objetivando avaliar a gravidade da dependência do álcool. Os resultados encontrados no teste Figuras Complexas de Rey, no que tange à memória, foram significativos (p=0,0001). Os resultados obtidos no SADD mostram que 72% dos participantes apresentaram dependência grave e 28% moderada. Dentre os participantes com dependência grave, houveram diferenças significativas quanto à memória (p=0,0001). No que tange à manutenção da abstinência, 66,3% dos sujeitos mantiveram-se abstinentes, e 33,7% recaíram. Nos abstinentes, encontraram-se resultados significativos em relação às duas funções cognitivas, percepção visual e memória. Aqueles que não mantiveram-se abstinentes, apresentaram melhoras quanto à memória (p=0,02).

Keywords : Abstinência; Dependência alcoólica; Grau de dependência; Memória; Prejuízos cognitivos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )