SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número2Traumagraf: uma grelha de avaliação de acontecimentos traumáticosO ensino de habilidades de vida em escolas no Brasil índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

OLIVEIRA, Margareth da Silva; LARANJEIRA, Ronaldo  e  JAEGER, Antônio. Estudo dos prejuízos cognitivos na dependência do álcool. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2002, vol.3, n.2, pp.205-212. ISSN 1645-0086.

O presente trabalho objetiva verificar se há alterações na área de percepção visual e na memória imediata em 152 participantes masculinos com o diagnóstico de alcoolismo. Para a avaliação neurocognitiva foi utilizado o teste Figuras Complexas de Rey, aplicado em dois momentos, com um intervalo de três meses entre os mesmos. Aplicou-se uma única vez o SADD, objetivando avaliar a gravidade da dependência do álcool. Os resultados encontrados no teste Figuras Complexas de Rey, no que tange à memória, foram significativos (p=0,0001). Os resultados obtidos no SADD mostram que 72% dos participantes apresentaram dependência grave e 28% moderada. Dentre os participantes com dependência grave, houveram diferenças significativas quanto à memória (p=0,0001). No que tange à manutenção da abstinência, 66,3% dos sujeitos mantiveram-se abstinentes, e 33,7% recaíram. Nos abstinentes, encontraram-se resultados significativos em relação às duas funções cognitivas, percepção visual e memória. Aqueles que não mantiveram-se abstinentes, apresentaram melhoras quanto à memória (p=0,02).

Palavras-chave : Abstinência; Dependência alcoólica; Grau de dependência; Memória; Prejuízos cognitivos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )