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Psicologia, Saúde & Doenças
versión impresa ISSN 1645-0086
Resumen
GORAYEB, Ricardo. O ensino de habilidades de vida em escolas no Brasil. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2002, vol.3, n.2, pp.213-217. ISSN 1645-0086.
Habilidades de Vida são capacidades para comportamento adaptativo positivo, que possibilitam-nos negociar eficazmente as demandas e desafios do cotidiano. Envolvem habilidades pessoais que potenciarão as relações interpessoais. A OMS sugere que programas sejam desenvolvidos para reduzir comportamentos de risco e aumentar cuidados com saúde física e mental. Adolescentes são uma população especial para estes programas, pela sua maior vulnerabilidade. Vimos desenvolvendo no Brasil programas para ensino de Habilidades de Vida com adolescentes, em escola pública de futuros professores, com conteúdo elaborado através de adaptação cultural de programas da OMS. O objetivo é capacitar adolescentes de hoje, e preparar multiplicadores para incorporar estas habilidades em suas práticas profissionais. Utiliza-se exposição oral, discussões, dramatizações e dinâmica de grupos, em sessões semanais. O programa foi adequadamente adaptado, e houve aumento do conhecimento sobre as habilidades. Os adolescentes incorporaram habilidades no seu cotidiano, melhorando a qualidade das relações interpessoais e aumentando sua competência social.
Palabras clave : Adolescência; Competência social; Comportamentos de risco; Habilidades de vida; Promoção de saúde na comunidade.