SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Estudos psicométricos da versão portuguesa (de Portugal) do instrumento de avaliação da qualidade de vida na infecção VIH da Organização Mundial de Saúde (WHOQOL-HIV)Dispepsia: Diferenças na qualidade de vida e género índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Psicologia, Saúde & Doenças

versión impresa ISSN 1645-0086

Resumen

SILVA, Isabel L.; PAIS-RIBEIRO, J.L.  y  CARDOSO, Helena. Contributo para a adaptação para a população portuguesa de uma escala de avaliação da qualidade de vida específica para doentes com obesidade: a ORWELL-97. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2008, vol.9, n.1, pp.29-48. ISSN 1645-0086.

O presente estudo teve como objectivo contribuir para a adaptação de uma escala de qualidade de vida específica para a obesidade (ORWELL 97) para a população portuguesa. A tradução dos itens da ORWELL 97 foi realizada de forma independente por três tradutores fluentes na língua utilizada na versão publicada do questionário (inglês), tendo-se chegado a uma versão final de consenso. A versão portuguesa da ORWEL-L97 foi administrada a uma amostra de conveniência de 198 indivíduos com obesidade, dos quais 84,8% do sexo feminino; com idades compreendidas entre 15 e 65 anos (M=38,86; DP=11,47); variando o seu nível de escolaridade entre zero e 22 anos (M=7,34; DP=4,34), com um índice de massa corporal que varia entre 30,37 e 80,65 (M=48,76; DP=8,40). A escala adaptada à população portuguesa revelou apresentar uma consistência interna, validade e sensibilidade aceitáveis, bem como tratar-se de um instrumento de fácil e rápida resposta, bem aceite pelos doentes.

Palabras clave : Obesidade; Qualidade de vida; Avaliação; ORWELL-97.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )