SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2A experiência masculina de infertilidade e de reprodução medicamente assistidaMorbilidade psicológica e representações da doença em pacientes com esclorese múltipla: Estudo de validação da “Hospitalanxiety and Depression Scale”(HADS) índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

PEDRO, Luísa  e  PAIS-RIBEIRO, J.. Análise psicométrica da escala de impacto na autonomia e participação, em pessoas com esclorese múltipla. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2008, vol.9, n.2, pp.271-281. ISSN 1645-0086.

A avaliação da Autonomia e funcionalidade das pessoas com esclerose múltipla é fundamental para a compreensão das limitações e necessidades destas pessoas. O presente estudo tem como objectivo estudar as propriedades psicométricas da Escala de Impacto Autonomia e Participação em doentes com esclerose múltipla. Participaram neste estudo 280 indivíduos com diagnóstico de esclerose múltipla, 71,4% mulheres com idade média de 39,23 anos. Procedeu-se à análise factorial exploratória, consistência interna, teste-reteste, validade convergente e discriminante. Os resultados demonstram valores psicométricos apropriados para a versão de língua portuguesa semelhantes às versões de língua alemã e de língua inglesa. Concluímos que esta escala tem boas condições psicométricas para avaliar a autonomia funcional em indivíduos com esclerose múltipla.

Palavras-chave : Autonomia; Avaliação; Esclerose múltipla; Participação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )