SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2Partner relationships during pregnancy in anxious and depressed women and menThe importance of infant massage to motherhood attitudes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia, Saúde & Doenças

Print version ISSN 1645-0086

Abstract

FERREIRA, Liliana Sousa; LEAL, Isabel  and  MAROCO, João. Sintomatologia de Couvade e o envolvimento paterno vivenciado durante a gravidez. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2010, vol.11, n.2, pp.251-269. ISSN 1645-0086.

Com o objectivo de verificar a existência de sintomatologia de Couvade e qual a sua relação com o envolvimento paterno, desenhou-se um estudo observacional­­-descritivo transversal no qual participaram 200 pais expectantes numa amostra não probabilística de conveniência. O material utilizado foi, para lá de um questionário sócio­-demográfico construído para o efeito, um questionário versando aspectos relacionados com a gravidez (planeada vs não planeada/ desejada vs não desejada; idade, idade gestacional, estatuto da paternidade e risco associado à gravidez), o Inventário de Sintomatologia(The Symtomatology Inventory, Black, Holditch­-Davis, Sandelowski, & Harris, 1995) e a Escala de Envolvimento Emocional Pré-­natal(Antenatal Emocional Attachment Scale de Condon, 1993. Versão portuguesa de Gomez & Leal, 2007). As principais conclusões do nosso estudo são a confirmação da existência de sintomatologia de Couvade na nossa amostra e não associação entre estes sintomas e o envolvimento paterno.

Keywords : Síndroma de Couvade; pais expectantes; envolvimento paterno; gravidez.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )