SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2O papel dos factores socioculturais no desenvolvimento das perturbações do comportamento alimentar: Uma revisão da literaturaSobrecarga em Cuidadores Informais de Dependentes de Substâncias: Adaptação do Caregiver Reaction Assessment (CRA) índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

LOPEZ, Carlos Alexis Chimpén  e  RUIZ, Víctor Arturo Chimpén. Repercussão emocional do diagnóstico de câncer digestivo. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2011, vol.12, n.2, pp.298-303. ISSN 1645-0086.

Este estudo objetivou analisar a repercussão emocional do paciente ao conhecer o diagnóstico de câncer digestivo. Para tanto, foram observadas três variáveis através de seus respectivos questionários de medida: Depressão (Inventário de Depressão de Beck), Qualidade de Vida ( EORTC QLQ C30: Questionário de Qualidade de Vida da Organização Européia para Pesquisa e Tratamento do Câncer) e Ansiedade (Inventário de Ansiedade Traço/Estado). Foram comparados dois grupos de pacientes, o primeiro composto por 28 indivíduos que conheciam o diagnóstico de câncer digestivo; e o segundo por 31 indivíduos que apresentavam câncer digestivo e que receberam um diagnóstico alternativo dos médicos que lhes atendiam. Os resultados mostraram que das três variáveis estudadas, o conhecimento do diagnóstico de câncer digestivo nos primeiros momentos da enfermidade somente afeta à depressão, não repercutindo sobre a qualidade de vida ou sobre a ansiedade em quaisquer dos seus aspectos.

Palavras-chave : câncer digestivo; ansiedade, depressão; qualidade de vida.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )