SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1Tobacco, Alcohol consumption in students: Changes with the entrance in high educationEnvironmental conditions associated with depressed mood in adolescence author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia, Saúde & Doenças

Print version ISSN 1645-0086

Abstract

NEVES, Thais Burlani  and  NEVES, Fernanda Burlani. Atividade Física e Sintomas Psicológicos da Menopausa. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2013, vol.14, n.1, pp.205-214. ISSN 1645-0086.

A menopausa é o processo relacionado ao término da atividade folicular do ovário, manifestado pela interrupção do ciclo menstrual. Nesse sentido, a transição do período reprodutivo para o não-reprodutivo é caracterizado por problemas psicológicos, somáticos, vasomotores e urogenitais. Em relação aos problemas psicológicos, a depressão, ansiedade, estresse, irritabilidade provocam uma redução na qualidade de vida. A atividade física (AF) vem se tornando uma das alternativas mais importantes para controlar os sintomas da menopausa, visto que a literatura apresenta estudos relevantes sobre AF e sintomas da menopausa. O objetivo desta revisão foi definir o efeito da AF nos sintomas psicológicos no período da menopausa. Verificou-se que a AF pode promover a redução da ansiedade, do estresse e dos sintomas depressivos e a melhora da qualidade de vida. Assim, mulheres na menopausa devem aderir a pratica de AF, eis que essa prática promove benefícios relacionados à saúde e ao bem-estar psicológico.

Keywords : Menopausa; Atividade Motora; Depressão; Qualidade de Vida; Saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )