SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Validação para Portugal da Escala de Perceção de Saúde Organizacional (EPSaO)Acontecimentos de vida stressantes e apoio social em famílias em risco psicossocial índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

MACEDO, Carmen et al. Apoio social, acontecimentos stressantes, adaptabilidade e coesão em famílias em risco psicossocial. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2013, vol.14, n.2, pp.304-312. ISSN 1645-0086.

Nas últimas décadas os sistemas de proteção à infância mudaram de uma perspetiva assistencial para uma perspetiva centrada na preservação familiar. Dado que a eficácia das intervenções depende da sua adaptação às necessidades de estas famílias, é crucial analisar as trajetórias vitais e conhecer a dinâmica familiar. Neste estudo analisámos a coesão e adaptabilidade familiar, os acontecimentos de vida stressantes e o apoio social em famílias com menores em risco psicossocial. Foram entrevistados 51 participantes (64,7% do sexo feminino), com idades compreendidas entre os 16 e os 57 anos, residentes em Faro. Utilizámos a Entrevista Estruturada de Apoio Social de Arizona, a Escala de Apoio Social para Situações Vitais Estressantes, as Escalas de Adaptabilidade e Coesão Familiar, o Inventário de Situações Estressantes e de Risco e um questionário de dados sociodemográficos. As famílias apresentavam uma elevada taxa de desemprego e uma acentuada precaridade educativa, económica e profissional. Os participantes sofreram um número significativo de acontecimentos de vida stressantes, relacionados sobretudo com problemas psicológicos, económicos e conjugais, com elevado impacto emocional. Quanto ao funcionamento familiar, os níveis de coesão foram superiores aos de adaptabilidade familiar. Os participantes reportaram uma necessidade mais elevada de apoio emocional do que informativo ou material e referiram receber escasso apoio por parte dos profissionais. A sua principal fonte de apoio social são os familiares e amigos. São discutidas as necessidades de apoio e de intervenção a serem tomadas em consideração pelos profissionais que trabalham com estas famílias.

Palavras-chave : Acontecimentos de vida stressantes; adaptabilidade familiar; apoio social; coesão familiar; famílias em risco psicossocial.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )