SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Versão portuguesa do questionário de pensamentos automáticos-revisto: relação com sintomatologia depressiva em adolescentesPreditores da qualidade de vida na epilepsia índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

FIGUEIREDO, Priscila Checoli  e  MOTTA, Ivonise Fernandes da. Resgatando o lugar de pais: uma proposta de promoção de saúde mental. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2014, vol.15, n.1, pp.47-59. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/14psd150106.

A Unidade Básica de Saúde (UBS) é um equipamento do SUS (Sistema Único de Saúde, o sistema de saúde pública brasileiro), onde se prestam serviços relacionados com a Atenção Básica, de promoção de saúde e prevenção de doenças, bem como se realizam tratamentos de baixa complexidade tecnológica. A UBS recebe diariamente pais que buscam ajuda para minimizar algum sofrimento neles e em seus filhos. Muitas vezes, o Psicólogo é chamado para auxiliar na compreensão e para intervir em situações nas quais os pais se percebem impotentes para ajudá-los. A Psicologia deve contribuir para esta demanda social tomando o cuidado de respeitar as prerrogativas do SUS para os atendimentos em Saúde, e atuando, dentro da Atenção Básica, com vistas a realizar a Promoção de Saúde. Segundo Winnicott, o ambiente da criança, portanto sua família, tem papel fundamental para o desenvolvimento saudável do indivíduo. Winnicott demonstra também que é possível, realizando-se consultas terapêuticas, ajudar a criança na retomada de seu desenvolvimento saudável, desde que haja uma família que possa oferecer a “provisão ambiental” necessária para que este desenvolvimento aconteça. O suporte e o cuidado aos pais, procurando dar condições para que os mesmos viabilizem a retomada do desenvolvimento saudável da criança é, portanto, uma interessante estratégia de Promoção de Saúde. Este estudo apresenta, através da análise de um caso atendido na UBS, o uso das primeiras entrevistas enquanto consultas terapêuticas com a mãe e explicita sua eficácia no auxílio à família.

Palavras-chave : Atenção Básica à Saúde; Promoção de Saúde; Consultas Terapêuticas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )