SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Significações parentais positivas na prestação de cuidados a crianças/ adolescentes com asmaIdeação suicida e sintomatologia depressiva em adolescentes índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

VIANA, Rui et al. Fisioterapia na autoestima de mulheres com incontinência urinária: estudo longitudinal. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2014, vol.15, n.1, pp.169-178. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/14psd150114.

A autoestima é uma das variáveis psicológicas mais estudadas e reconhecidas por muitos investigadores, e tem vindo a assumir importância na experiência de vida das pessoas, nos mais variados contextos de vida. A incontinência urinária (IU) nas mulheres, que constitui um problema de Saúde Pública, com elevada prevalência pode implicar repercussões ao nível da autoestima. Objetivo: investigar os efeitos da fisioterapia na autoestima de mulheres com IU. Métodos: A amostra foi constituída por 157 mulheres com IU de esforço (variando entre 18-80 anos), tendo sido divididas em grupo experimental de fisioterapia (n=100), que realizou um programa de 12 semanas de fisioterapia uroginecológica e grupo de controlo (n=57) que recebeu o seguimento clínico habitual. Antes de cada intervenção e após 12 semanas avaliamos a autoestima através da Escala de Autoestima Global de Rosenberg. As participantes assinaram o termo de consentimento aprovado pelo Comité de Ética do Hospital de São João, Porto, Portugal. Resultados: Constatamos que o programa de fisioterapia uroginecológica aumentou os níveis de autoestima das mulheres (p<0,001). Conclusão: Podemos concluir que a intervenção de fisioterapia revelou efeitos benéficos nessa variável psicológica. As implicações destes resultados são assim discutidas, salientando a relevância da aplicação de diferentes metodologias em Psicologia positiva em mulheres com IU.

Palavras-chave : Autoestima; Mulheres; Incontinência Urinária; Fisioterapia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )