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Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

AZEVEDO, Andreia  e  MATOS, Ana Paula. Ideação suicida e sintomatologia depressiva em adolescentes. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2014, vol.15, n.1, pp.179-190. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/14psd150115.

Dados recentes da Direção-Geral de Saúde (2013) apontam para um aumento do número de suicídios nos últimos anos, em Portugal. Nos adolescentes, o suicídio é a segunda causa de morte. Estudos internacionais têm mostrado que ideação suicida é um indicador fundamental para o risco de suicídio, aparece em cerca de 4 a 10% dos adolescentes da população geral, sendo mais prevalente no género feminino, e associa-se frequentemente com depressão. Este estudo teve como principais objetivos avaliar a presença de ideação suicida em adolescentes da população geral e analisar a relação entre a ideação suicida medida pelo Suicidal Ideation Questionnaire (SIQ, Reynolds, 1988; versão portuguesa de Ferreira & Castela, 1999) e a sintomatologia depressiva avaliada pelo Children´s Depression Inventory (CDI, Kovacs, 1985; versão portuguesa de Marujo, 1994). A amostra incluiu 233 adolescentes com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos (M=15,69; DP=1,287), 86 (36,9%) do género masculino e 147 (63,1%) do género feminino.26 (10,7%) adolescentes apresentaram ideação suicida (pontuação acima do ponte de corte de Reynolds, 1988), dos quais 76,9% eram raparigas. Os resultados indicam ainda que a ideação suicida se correlaciona significativamente com a sintomatologia depressiva, explicando 39,5% da variância da mesma. Estes resultados suportam a existência de uma relação entre ideação suicida e sintomatologia depressiva e alertam para a presença de ideação suicida nos adolescentes portugueses da população geral. Salienta-se, assim, a necessidade de se desenvolverem estratégias de intervenção, nomeadamente preventivas, nas problemáticas da ideação suicida e da depressão, em Portugal.

Palavras-chave : ideação suicida; sintomatologia depressiva; adolescentes.

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