SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Adaptação à lesão vertebro-medularValidação do questionário do comportamento planeado na diabetes: atividade física índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

MARTINS, Michele Márice  e  PERES, Rodrigo Sanches. Fatores terapêuticos em grupo de apoio a mulheres com câncer de mama. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2014, vol.15, n.2, pp.396-408. ISSN 1645-0086.

O presente estudo teve como objetivo verificar e descrever a ocorrência de fatores terapêuticos em um grupo de apoio voltado a mulheres acometidas por câncer de mama. No total, 109 pacientes e 30 acompanhantes frequentaram os encontros do grupo em questão considerados nesta oportunidade. O corpus foi constituído pela transcrição das gravações em áudio de 12 encontros do grupo, conforme definido segundo o critério de saturação. A análise do corpus envolveu o emprego de uma estratégia trifásica e foi desenvolvida independentemente pelos pesquisadores a partir do recurso a um sistema classificatório de fatores terapêuticos. Notou-se um marcante predomínio do aconselhamento e da instilação da esperança, os quais, somados, totalizaram 80% das ocorrências de fatores terapêuticos. Além disso, em todos os encontros foram verificados fatores terapêuticos, o que pode ser entendido com um indicador da resolutividade do grupo. Contudo, pesquisas com enfoque comparativo são necessárias para que se possa esclarecer se o enquadre adotado no desenvolvimento do grupo em questão é o mais indicado para mulheres acometidas por câncer de mama.

Palavras-chave : grupos de apoio; processos grupais; fatores terapêuticos; câncer de mama.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )