SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Fatores terapêuticos em grupo de apoio a mulheres com câncer de mamaDéfice cognitivo de tipo vascular: Controvérsias e desafios índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

FERREIRA, Gabriela  e  PEREIRA, M. Graça. Validação do questionário do comportamento planeado na diabetes: atividade física. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2014, vol.15, n.2, pp.409-426. ISSN 1645-0086.

Este estudo tem como objetivo validar o “Questionário do Comportamento Planeado na Diabetes - Atividade Física”, em pacientes Portugueses com diabetes tipo 2 (DM2). Este questionário avalia variáveis relacionadas com a atividade física baseadas na Teoria do Comportamento Planeado: intenções, atitudes, normas subjetivas, controlo comportamental percebido, planeamento da ação e planeamento do coping. Os instrumentos usados foram: Escala Revista de Autocuidados com a Diabetes (Versão de Investigação de Pereira, Costa, & Castro, 2008) e Escala de Confiança no Médico (Versão Portuguesa de Pereira, Pedras, & Machado, 2013). No estudo participaram 120 pessoas com diagnóstico de diabetes (39,2% mulheres e 60,8% homens) diagnosticados com DM2, cuja média de idades foi 59,7 anos. A análise fatorial exploratória encontrou uma estrutura com cinco fatores que explicam 76,15% da variância. Os alphas de Cronbach obtidos foram satisfatórios. O instrumento apresenta validades de construto e discriminante adequadas.

Palavras-chave : Questionário doComportamento Planeado; Atividade Física; Diabetes tipo 2; Adesão; Confiança no Médico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )