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Psicologia, Saúde & Doenças
Print version ISSN 1645-0086
Abstract
SOUSA, Isabel. Prevenção do tabagismo na escola: evaluation of a programme based on the curriculumavaliação de um programa baseado no currículo. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2018, vol.19, n.2, pp.337-353. ISSN 1645-0086. https://doi.org/10.15309/18psd190214.
O consumo de tabaco é um problema de saúde pública com graves consequências para a saúde dos indivíduos. O início do consumo ocorre predominantemente na adolescência, o que justifica intervenções em meio escolar. Este estudo propõe-se avaliar a eficácia de um programa baseado no currículo escolar, “SmokeOut-II”, na melhoria dos conhecimentos e crenças sobre tabagismo e no comportamento face ao consumo de tabaco em jovens escolarizados no 9º ano do Ensino Básico, por sexo. Trata-se de um estudo quasi-experimental, do tipo pré/pós-teste, com um grupo experimental (n=159) e um grupo de controlo (n=171), realizado no ano letivo de 2014/2015. Aplicou-se um questionário, em ambos os grupos, seguido da intervenção (programa “SmokeOut-II”) no grupo experimental. Aplicou-se, no pós-teste, o mesmo questionário a ambos os grupos e compararam-se os resultados, usando estatística inferencial. Verificou-se no grupo experimental uma melhoria, entre o pré e o pós-teste, nos conhecimentos e uma mudança positiva em algumas crenças sobre tabagismo, além de um decréscimo no consumo de tabaco nos rapazes. A iniciação e a experimentação do consumo de tabaco diminuíram no grupo experimental, destacando-se nos rapazes a intenção de experimentar fumar no mês seguinte e nas raparigas a intenção de fumar no ano seguinte, mantendo-se esta tendência antes e depois dos 18 anos. O programa melhorou os conhecimentos e as crenças sobre tabagismo, tendo sido benéfico, a curto prazo, na prevenção da experimentação e na intenção de vir a fumar, bem como na iniciação e consumo. Será fundamental estudar os efeitos do programa a longo prazo.
Keywords : tabagismo; saúde infantil; prevenção tabágica; psicologia preventiva.