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Psicologia, Saúde & Doenças
versão impressa ISSN 1645-0086
Resumo
CONCEICAO, José Bossle da; BELLINATI, Natalia Veronez da Cunha e AGOSTINETTO, Lenita. Percepção de estresse fisiológico em professores da rede pública de educação municipal. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2019, vol.20, n.2, pp.452-462. ISSN 1645-0086. https://doi.org/10.15309/19psd200214.
A docência pode ser uma profissão estressante uma vez que os profissionais são expostos diariamente a situações que contribuem para o desequilíbrio físico e mental. O objetivo desta pesquisa foi identificar os fatores estressores e a manifestação de estresse fisiológico em docentes efetivos em atividade na rede municipal. Participaram da pesquisa 149 professores efetivos da Rede Municipal de Educação do municipio de Lages, Santa Catarina. A coleta de dados foi realizada por intermédio da aplicação de questionário adaptado de Escala de Estresse no Ambiente de Trabalho e de Sintomas de Stress para Adultos. Os dados obtidos foram categorizados segundo a escala Likert de dois pontos e classificados em três categorias (baixo, moderado, alto) que representaram o nível de estresse nos docentes pesquisados. A maioria dos professores (87,2%) percebe-se estressados e apresentam baixo nível de estresse (50,8%), no entanto, apresentam associação significativa com a maioria dos sintomas fisiológicos de todas as fases do modelo quadrifásico de estresse. Portanto, é necessário alertar os professores sobre os problemas causados pelo estresse para preservar a sua saúde e evitar o absenteísmo ou o presenteísmo.
Palavras-chave : docente; ensino; escola; estresse.