SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1Portrait of literacy in functional, communicational and critical health in emigrant womenWorkplace clinic with readjusted teachers in the psychodynamics of work approach author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia, Saúde & Doenças

Print version ISSN 1645-0086

Abstract

ASSUNCAO, Hugo  and  MAROCO, João. Utilização de medicamentos em estudantes universitários com Burnout. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2020, vol.21, n.1, pp.15-21. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/20psd210104.

Os exames, a entrega de trabalhos e os prazos para cumprir, criam uma elevada carga cognitiva sobre os alunos do ensino superior. O objetivo deste estudo foi analisar a associação entre variáveis psicológicas como o envolvimento académico, o burnout e o suporte social na tomada de medicação nos estudantes do ensino superior em Portugal, em função da sua finalidade. Participaram no estudo 1.067 estudantes portugueses do ensino superior (65% mulheres; média de idade= 23 anos). Os dados foram recolhidos online, através das associações de estudantes e redes sociais. Os dados indicam que um em cada três estudantes universitários tomou medicação devido aos seus estudos, sendo a principal finalidade da medicação o alívio de sintomas de ansiedade (um em seis), problemas de desempenho cognitivo (um em sete), problemas de sono (um em catorze) e sintomas de depressão (um em vinte e dois). O burnout, o envolvimento académico e o suporte social são variáveis que prevêem significativamente a probabilidade de um estudante tomar medicação. Os resultados obtidos neste estudo são úteis na implementação de ações preventivas e de programas de intervenção para estudantes universitários portugueses.

Keywords : Estudantes Universitários; Medicação; Burnout; Envolvimento; Suporte Social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License