SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Utilização de medicamentos em estudantes universitários com BurnoutIntervenções intersectoriais em indicadores de saúde de adolescentes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Psicologia, Saúde & Doenças

versión impresa ISSN 1645-0086

Resumen

SCHMIDT, Maria Luiza et al. Clínica do trabalho com professores readaptados na abordagem da psicodinâmica do trabalho. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2020, vol.21, n.1, pp.22-28. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/20psd210105.

A readaptação profissional resulta da situação de perdas de capacidades do trabalhador para desenvolver atividades laborais devido às limitações decorrentes de acidentes ou adoecimento. É um processo complexo permeado por múltiplos aspectos psicológicos que podem desencadear reações diversificadas caracterizadas pelos estados subjetivos do trabalhador. Objetivo: Este trabalho visa o desenvolvimento de um espaço grupal de escuta para professores readaptados. Método: As sessões ocorrem mensalmente com duração de três horas cada, são realizadas pelo Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador - Unesp, Campus de Assis - SP. Os sujeitos são professores do Ensino Fundamental e Médio do Estado de São Paulo que adoeceram e estão readaptados. A análise dos discursos está embasada na técnica da escuta clínica, tomando como referência a Psicodinâmica do Trabalho descrita por Cristophe Dejours. Resultados: Tem sido possível identificar e compreender os aspectos da dinâmica enfrentada pelos participantes em seus contextos laborais, a fim de contribuir com a promoção e construção de uma escuta sensível visando dar voz às queixas suplantadas relativas ao retorno ao trabalho. Conclusões: O espaço grupal tem se revelado um lugar de acolhimento diante da sensação de desamparo e solidão bem como das fragilidades e ressignificação dos participantes com o trabalho.

Palabras clave : Clínica do trabalho; Psicodinâmica do trabalho; Professores; Readaptação profissional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons