SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Bem-estar e qualidade de vida de cuidadores familiares de pessoas com deficiênciaTérmino, suspensão ou interrupção do tratamento: uma revisão narrativa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Psicologia, Saúde & Doenças

versión impresa ISSN 1645-0086

Resumen

ALCKMIN-CARVALHO, Felipe; RAFIHI-FERREIRA, Renatha; ROCHA, Marina  y  MELO, Márcia. Compreensão analítico-comportamental da anorexia nervosa. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2020, vol.21, n.2, pp.423-434. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/20psd210217.

A Anorexia Nervosa (AN) é um transtorno alimentar grave, associado a diversos prejuízos biopsicossociais. O psicólogo clínico tem papel indispensável no tratamento. Este estudo teve como objetivo apresentar uma proposta de compreensão Analítico-comportamental da AN e discutir como os comportamentos associados a essa condição são selecionados e mantidos a partir da complexa interação entre os três níveis de seleção: filogênese, ontogênese e cultura. No nível filogenético foi abordado, de um lado, o funcionamento do aparato biológico humano, moldado pela seleção natural, em contexto de escassez alimentar, e de outro, a drástica mudança em termos de disponibilidade de alimento, sobretudo nos últimos séculos. No nível ontogenético discutiu-se a relação estabelecida entre o indivíduo e a alimentação considerando a história de reforçamento e punição desde seu nascimento. No nível cultural foi abordado o padrão de beleza apresentado pela indústria da moda e disseminado pelos meios de comunicação de massa, a valorização de “corpos impossíveis”, em termos genéticos, para a maior parte da população, e a produção de insatisfação corporal e restrição alimentar. A partir da avaliação funcional dos comportamentos alimentares típicos da AN é possível investigar seus determinantes e propor manejo de contingências que contemplem as especificidades de cada caso.

Palabras clave : Anorexia nervosa; transtorno alimentar; análise do comportamento; psicoterapia analítico-comportamental; behaviorismo radical; Anorexia nervosa; eating disorder; behavior analysis; analytical-behavioral psychotherapy; radical behaviorism.

        · resumen en Portugués     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons