SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3A COVID-19 e a voz dos adolescentes e jovens em confinamento socialEvidências científicas sobre os impactos psicológicos de epidemias/pandemias em profissionais de saúde índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

ALMEIDA, Paulo et al. Impacto emocional imediato do COVID-19 em crianças e adolescentes e suas famílias. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2020, vol.21, n.3, pp.633-646.  Epub 31-Dez-2020. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/20psd210308.

Este estudo foi realizado com crianças com COVID-19 e os seus cuidadores. Teve como objetivos estudar as reações emocionais dos pais e das crianças ao diagnóstico bem como os sintomas de ansiedade, depressão e distresse uma semana depois; determinar fatores associados à perceção da doença; avaliar o impacto emocional de um programa intervenção em crise. Os dados foram coletados por entrevista telefónica em 105 pais e 52 crianças com idades entre 10 e 17 anos. Foi avaliada a intensidade das emoções no momento do diagnóstico (SUD) e uma semana depois (HADS) na totalidade dos pais a nas crianças. Examinamos as associações entre as emoções e a saúde dos pais e dos filhos e a presença de COVID-19 noutros familiares. Os resultados permitiram constatar que o diagnóstico de COVID-19 teve maior impacto nos pais do que nos filhos. Crianças com problemas de saúde prévios apresentavam mais sintomas de ansiedade. Pais com transtornos psiquiátricos prévios apresentaram mais sintomas de ansiedade, depressão e distresse. Pais com outro membro da família com diagnóstico de COVID-19 apresentaram mais sintomas de ansiedade. O programa de intervenção em crise teve um impacto significativo na redução do estado emocional das crianças bem como dos seus pais.

Palavras-chave : Covid-19; impacto emocional; crianças; adolescentes; família; programa intervenção.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )