SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Impacto emocional imediato do COVID-19 em crianças e adolescentes e suas famíliasCOVID-19 e o psicológico dos trabalhadores de saúde: uma epidemia oculta índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

MARTINS, Henrique  e  FERREIRA, Breno. Evidências científicas sobre os impactos psicológicos de epidemias/pandemias em profissionais de saúde. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2020, vol.21, n.3, pp.647-660.  Epub 31-Dez-2020. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/20psd210309.

No cenário mundial, o início de 2020 foi marcado pelo surto de COVID-19, uma doença causada pelo novo coronavírus, que rapidamente se tornou umas das maiores emergências de saúde pública no mundo. Nessas situações, os profissionais de saúde têm sido essenciais em sua atuação, e além de preocupações relacionadas à saúde física, têm sofrido diferentes reações psicológicas. Este artigo, por meio de uma revisão integrativa, analisou os impactos psicológicos de epidemias e pandemias em profissionais de saúde que atuaram em serviços de assistência em saúde. Os fatores que mais impactaram foram a pouca informação sobre o surto em seu início, baixo apoio social disponível, longas jornadas de trabalho, estigma pela profissão exercida e alto risco de contágio da doença, sugerindo a necessidade de ações específicas para o cuidado em saúde mental voltado para os profissionais de saúde que atuam em epidemias e pandemias.

Palavras-chave : Profissional de saúde; saúde mental; pandemia; epidemia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )