SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Evidências científicas sobre os impactos psicológicos de epidemias/pandemias em profissionais de saúdePerturbação da hiperatividade e défice de atenção e a pandemia COVID-19 índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

CANUTO, Pollyanna; BEZERRA, Kalyne; BARBOSA, Hevillyn  e  LIMA, Luana. COVID-19 e o psicológico dos trabalhadores de saúde: uma epidemia oculta. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2020, vol.21, n.3, pp.661-675.  Epub 31-Dez-2020. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/20psd210310.

A pandemia da COVID-19 tem enternecido mundialmente, com efeitos sem precedentes, destampando uma realidade oculta: a vulnerabilidade psicológica dos trabalhadores de saúde arraigados na linha de frente. Logo, avaliou-se os efeitos da COVID-19 no estado psicológico dos trabalhadores de saúde e as ações para a redução desses danos. A pesquisa foi realizada através de uma revisão integrativa da literatura de abordagem qualitativa, nas bases de dados Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde - LILACS e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online - MEDLINE pela BVS com os descritores “Infecções por coronavirus”, “Pessoal de Saúde” e “Saúde Mental” e na PubMed Central - PMC com os descritores “Coronavirus infections”, “Health personnel” e “Mental health” combinados pelo operador booleano “AND”. Foram incluídos documentos científicos com o texto completo disponível publicados no último ano (2019 a 2020) e excluídos os duplicados. Na busca inicial encontrou-se um total de 230 publicações e após a leitura e análise dos textos completos foram selecionados 24 documentos científicos como amostra final. Conforme os achados, o risco de contaminação como gerador de afastamento do trabalho, doença e morte, além de intenso sofrimento psíquico, que se expressa em transtorno de ansiedade, distúrbios do sono, medo de adoecer e de contaminar outros. Espera-se que esses elementos subsidiem orientações ao poder público e a sociedade, para que haja intervenções psicológicas imediatas sob o bem-estar do trabalhador durante a pandemia, e que após a mesma garantam-se acompanhamento e suporte emocional.

Palavras-chave : Pandemias; infecções por coronavirus; pessoal de saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )