SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3COVID-19 e o psicológico dos trabalhadores de saúde: uma epidemia ocultaDinâmicas psicossociais da juventude LGBT após igualdade política global em Portugal índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

AMORIM, Rita et al. Perturbação da hiperatividade e défice de atenção e a pandemia COVID-19. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2020, vol.21, n.3, pp.676-686.  Epub 31-Dez-2020. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/20psd210311.

Sintomas da Perturbação da Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) são frequentemente associados a stress/ansiedade. A pandemia COVID-19 conduziu a uma necessidade de adaptação, cujas consequências na saúde mental se desconhecem. Pretendemos explorar como as crianças com PHDA e os seus cuidadores experienciaram o isolamento social durante a pandemia COVID-19. Este é o primeiro estudo realizado em crianças com PHDA e seus cuidadores, em Portugal, durante este surto. Trata-se de um estudo observacional, transversal e analítico. Foi aplicado um questionário anónimo que inclui o impacto da quarentena, em diferentes aspetos das suas vidas e dos seus cuidadores. Foram obtidos 152 questionários, 90 de crianças com PHDA e 62 de crianças saudáveis. Crianças com PHDA tiveram predominantemente alterações do comportamento, enquanto as crianças saudáveis mantiveram, na maioria, o seu comportamento habitual (p=0,035). Os pais das crianças com PHDA referiram maiores níveis de stress nas crianças do que os pais das crianças saudáveis e o mesmo aconteceu com os próprios (p<0,001). Os cuidadores reportaram níveis de ansiedade mais elevados neles próprios do que nas crianças. A quarentena não teve impacto no desenvolvimento pessoal (p=0,05) ou nas relações familiares (p=0,021) das crianças com PHDA, ao contrário do grupo controlo em que houve um impacto positivo nestes aspectos. Os nossos resultados alertam não só para a importância de focalização em grupos vulneráveis, mas também na vigilância da saúde mental das famílias no período pós-pandemia.

Palavras-chave : Comportamento adaptativo; COVID-19; cuidadores; PHDA; saúde mental; stress.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )