SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Estudo de uma escala de atitudes face à amamentaçãoPropriedades psicométricas do ohip-14 em adolescentes: análise da estrutura índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

MARCONCIN, Priscila et al. Validação para português das escalas communication with physicians e cognitive symptoms management. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2020, vol.21, n.3, pp.735-746.  Epub 31-Dez-2020. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/20psd210316.

A autogestão na saúde é compreendida como a habilidade para gerir recursos internos, externos, conhecimentos e motivações relacionados com uma condição clínica crónica. O presente estudo propõe a tradução e adaptação cultural para a população portuguesa, bem como as propriedades psicométricas, das escalas Communication with Physicians (CwP) e Cognitive Symptoms Management (CSM). Após constituída a versão final das escalas no idioma português europeu e adaptada culturalmente para a população adulta com doença crónica, as escalas foram aplicadas inicialmente a uma amostra de 30 participantes, tendo em vista a obtenção da fiabilidade teste reteste, e posteriormente a uma amostra de 217 participantes para avaliação das propriedades psicométricas. Os participantes tinham todos pelo menos uma doença crónica e idade superior a 18 anos. Os resultados demonstraram valores adequados para a fiabilidade teste reteste de 0,72 para a escala CwP e 0,84 para a escala CSM. Após Análise Fatorial Confirmatória (AFC), foram encontrados índices de ajustamento aceitáveis variando de 0,37 a 0,87. Os valores da fiabilidade compósita foram de 0,75 para a CwP e de 0,73 para a CSM. A variância extraída da média (VEM) dos contructos foi de 0,75 para a CwP e 0,32 para a CSM. O valor de CFI foi de 0,84 e o de GFI foi de 0,90. Os questionários foram traduzidos e adaptados culturalmente com sucesso. Os valores da AFC evidenciam a validade das escalas CwP e CSM para a população portuguesa com doença crónica.

Palavras-chave : Autogestão na saúde; doenças crónicas; validação de escalas; adaptação cultural.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )