SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Espiritualidade e religiosidade como práticas de cuidado frente ao abuso de drogasAnálise de fatores da adesão terapêutica de pessoas com problemas de álcool índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

ELLERO, Jacopo  e  COSTA, Rui. Estados alterados de consciência, absorção e responsividade sexual. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2020, vol.21, n.3, pp.782-795.  Epub 31-Dez-2020. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/20psd210320.

As relações sexuais alteram a consciência vígil usual. Estados alterados de consciência (EAC) referem-se a desvios marcados da consciência vígil usual. Investigação confirma que EAC podem ocorrer no sexo em termos de estados de absorção atencional nas sensações corporais concomitantes à perda de consciência do tempo. O presente estudo testou se, durante as relações sexuais, maior responsividade sexual está relacionada com maior intensidade em dimensões de EAC que podem ocorrer com desencadeantes não sexuais, como meditação ou substâncias psicoactivas. Adicionalmente, o traço de personalidade “absorção” parece reflectir diferenças individuas na propensão para EAC. Assim, um segundo objetivo foi examinar se a absorção traço se relaciona com a intensidade de EAC durante o sexo. A amostra internacional contou com 448 participantes (303 mulheres, 145 homens). Os EAC foram medidos com quatro sub-escalas da Altered States of Consciousness Rating Scale (OAV): Experiência de Unidade, Experiência Espiritual, Estado de Beatitude e Momentos de Insight. A absorção-traço foi medida pela Modified Tellegen Absorption Scale (MODTAS). A responsividade durante a última relação sexual foi medida através da soma de medidas de excitação, desejo, satisfação, assim como com questões sobre a ocorrência do orgasmo através de diversas actividades sexuais. Absorção-traço e responsividade sexual foram preditores independentes da intensidade de todas as dimensões dos EAC em mulheres e homens. Nas mulheres, o orgasmo vaginal feminino (durante o coito vaginal sem masturbação clitoriana concomitante) foi um preditor independente adicional dos EAC. O orgasmo masculino relacionou-se com os EAC, mas não independentemente dos outros aspectos da responsividade sexual.

Palavras-chave : Estados alterados de consciência; sexualidade; absorção; orgasmo; espiritualidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )