SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Estados alterados de consciência, absorção e responsividade sexualEstudo randomizado controlado (RTC) na prevenção do VIH/sida em mulheres moçambicanas índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

AZEVEDO, João Paulo. Análise de fatores da adesão terapêutica de pessoas com problemas de álcool. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2020, vol.21, n.3, pp.796-809.  Epub 31-Dez-2020. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/20psd210321.

A adesão ao tratamento da pessoa com problemas ligados ao álcool é uma questão que preocupa os profissionais na sua prática assistencial. A adesão, definida como a participação no processo terapêutico, é um elemento-chave relacionado à qualidade e à eficácia dos programas de tratamento. O objetivo deste trabalho foi averiguar as características sociodemográficas e clínicas bem como os componentes do processo terapêutico que se associaram à participação no seguimento entre 150 pessoas com abuso/dependência alcoólica que acorreram a tratamento na Unidade de Alcoologia do Porto da Administração Regional de Saúde do Norte, Portugal. Através da análise dos registos do atendimento, caracterizamos os participantes em termos sociodemográficos e clínicos relativos ao problema de álcool. Avaliamos a depressão e a ansiedade comórbidas na admissão ao tratamento através da Hospital Anxiety and Depression Scale. Decorrido um ano, avaliamos a participação no seguimento bem como a situação da ingestão alcoólica e da medicação coadjuvante ao apoio psicoterapêutico. Os resultados indicaram que quem continuou em tratamento apresentou menor perturbação de ansiedade. A participação relacionou-se significativamente com a abstinência e a toma de medicação. O tratamento com medicação coadjuvante ao apoio psicoterapêutico foi um fator explicativo da participação no tratamento. Este resultado tem implicações para a prática clínica, salientando a importância do cuidado ético à pessoa com problemas de álcool através do reforço da componente psicoterapêutica num modelo assistencial de cuidados de saúde mental continuados.

Palavras-chave : Problemas ligados ao álcool; comorbilidade; adesão; participação; tratamento; fatores-preditores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )