SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Análise de fatores da adesão terapêutica de pessoas com problemas de álcoolDisfunção sexual feminina pós-mastectomia devido câncer de mama: uma revisão integrativa. índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

PATRAO, Ana Luísa; MCINTYRE, Teresa  e  COSTA, Eleonora. Estudo randomizado controlado (RTC) na prevenção do VIH/sida em mulheres moçambicanas. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2020, vol.21, n.3, pp.810-822.  Epub 31-Dez-2020. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/20psd210322.

Os estudos randomizados controlados (RCT) são considerados o padrão ouro na avaliação da eficácia de intervenções em saúde. Desenvolveu-se um estudo randomizado controlado (RTC) com o objetivo de avaliar duas intervenções psicossociais na prevenção do VIH/SIDA em mulheres moçambicanas em risco de infeção. Apresenta-se a metodologia do estudo, desenvolvido com 173 mulheres pacientes do Hospital Central da cidade da Beira (M= 24,6; DP=5,5), recrutadas de acordo com critérios clínicos de risco. Utilizou-se o Questionário do Estudo sobre a Saúde das Mulheres Moçambicanas que incluiu medidas sociocognitivas e comportamentais relevantes para a proteção sexual, além de um módulo de caracterização sociodemográfica e clínica. Trata-se da primeira investigação em Moçambique que testa, através de um estudo longitudinal e experimental complexo, duas intervenções de prevenção do VIH/SIDA na população feminina mais vulnerável. A comparação entre dois tipos de intervenção ajuda a entender quais os ingredientes mais importantes de cada uma. Esta avaliação diferencial é importante porque mediante a situação e o contexto, um tipo de intervenção poderá ser mais adequado do que a outra. Há uma lacuna na literatura de língua portuguesa sobre os RCT no âmbito da psicologia da saúde, pelo que se espera que este trabalho se apresente como uma contribuição da ciência psicológica na prevenção da SIDA.

Palavras-chave : Estudo randomizado controlado; prevenção VIH/SIDA; saúde das mulheres.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )