SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Enriquecimento intelectual ao longo da vida e AAVDS: dados do estudo fibraUso indevido de medicamentos por pessoas com lesão medular: uma revisão integrativa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Psicologia, Saúde & Doenças

versión impresa ISSN 1645-0086

Resumen

NUNES, Sandra et al. Problemas de internalização e externalização no câncer pediátrico. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2020, vol.21, n.3, pp.920-934.  Epub 31-Dic-2020. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/20psd210331.

A despeito dos avanços científicos e tecnológicos que têm permitido melhoras nas condições de tratamento e aumento da sobrevida, muitos estudos sugerem que o câncer pediátrico pode desencadear problemas internalizantes e externalizantes em pacientes. Entretanto, paradoxalmente, outros estudos têm concluído que não há diferenças significativas em termos de funcionamento psicológico entre crianças com câncer, se comparadas a um grupo de controle. O presente estudo investigou: i) se o grupo de crianças em tratamento de câncer (GTC) diferiria do grupo controle (GC) em termos de problemas emocionais/comportamentais, ii) se problemas de internalização seriam mais prevalentes, iii) os efeitos da idade, sexo, tempo de diagnóstico, tipo de câncer e tipo de tratamento sobre esses problemas. Participaram 98 sujeitos (GTC = 49/GC = 49). Concluiu-se que o GTC apresenta mais problemas de internalização do que o GC e que pacientes oncológicos têm mais problemas de internalização do que de externalização. Meninas apresentaram mais problemas de ansiedade/depressão. Houve efeito do tempo de diagnóstico sobre queixas somáticas e do tipo de câncer sobre problemas de internalização. Pacientes submetidos à cirurgia apresentam níveis maiores de agressividade se comparados com outros tratamentos.

Palabras clave : Pacientes pediátricos; câncer; problemas de internalização; problemas externalização.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )