SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Problemas de internalização e externalização no câncer pediátricoDouble trouble: stress e raiva em pacientes com infarto agudo do miocárdio índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

SILVA, Jéssyka et al. Uso indevido de medicamentos por pessoas com lesão medular: uma revisão integrativa. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2020, vol.21, n.3, pp.935-943.  Epub 31-Dez-2020. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/20psd210332.

A Lesão Medular (LM) caracteriza-se pela falta de funcionamento total ou parcial da medula espinhal em consequência de uma lesão abrupta, ferimentos, luxações, doenças autoimunes entre outras causas. O estudo teve por objetivo investigar o uso indevido de medicamentos por pessoas com lesão medular, de acordo com a literatura. Realizou-se uma revisão integrativa, em junho de 2019, seguindo as recomendações do PRISMA. Buscaram-se estudos publicados nas bases de dados MedLine, Scopus, Bdenf, Lilacs e Web of Science por meio de dois cruzamentos realizados com os termos “Analgesics, Opioid and Spinal Cord Injuries” e “Drug Misuseand Spinal Cord Injuries”, bem como estudos encontrados nas referências dos artigos selecionados. Identificaram-se 187 artigos, sendo selecionados dez. Nove estudos foram realizados nos Estados Unidos e um no Canadá, e todos foram publicados na língua inglesa, de 2014 a 2018. O uso indevido foi constatado nas pesquisas e esteve relacionado com os seguintes fatores: dor, raça não branca, utilização frequente de opióides, tabagismo, alcoolismo, consumo de maconha, dependência, eventos adversos, depressão, lesões lombares/sacrais, faixa etária jovem, baixa escolaridade, polifarmácia, erro na prescrição, automedicação e falhas na dispensação, mesmo com prescrição por profissionais de saúde. As pessoas com LM fazem uso indevido de medicamentos, sobretudo com excesso de analgésicos.

Palavras-chave : Analgésicos; opióides; traumatismos da medula espinal; uso indevido de medicamentos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )