SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Double trouble: stress e raiva em pacientes com infarto agudo do miocárdio índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

BATISTA, Luana; MAIA, Luis  e  SILVA, Sofia. Avaliação de domínios gerais e específicos na discalculia do desenvolvimento: que investigar?. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2020, vol.21, n.3, pp.956-966.  Epub 31-Dez-2020. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/20psd210334.

A Discalculia do Desenvolvimento faz parte dos transtornos específicos de aprendizagem e afeta de 3 a 5% da população em idade escolar. É caracterizada por uma dificuldade no processamento numérico e em cálculos básicos com manifestação precoce e persistente ao longo do desenvolvimento. A avaliação neuropsicológica e suas ferramentas são úteis no estabelecimento do diagnóstico clínico. A Discalculia afeta domínios gerais e específicos da cognição. Nos domínios gerais, é importante a avaliação das representações verbais, habilidades visuoespaciais, funções executivas e memória de trabalho. Já nos domínios específicos é necessária a investigação das representações não simbólicas, transcodificação, operadores, conceitos, procedimentos, fatos aritméticos e problemas verbalmente formulados. Além disso, crianças com transtorno de aprendizagem estão suscetíveis ao desenvolvimento de problemas emocionais e comportamentais, sendo sua investigação altamente necessária. O entendimento dos mecanismos subjacentes ao transtorno facilita a compreensão das habilidades preservadas e prejudicadas no indivíduo.

Palavras-chave : Discalculia; transtorno de aprendizagem; avaliação neuropsicológica; dificuldade na matemática.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )