SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Psicologia positiva e saúde: desenvolvimento e intervençõesPsicologia positiva e COVID-19: potencialidades da cinematerapia índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

PAIS-RIBEIRO, José. Psicologia positiva 2.0. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2021, vol.22, n.1, pp.14-24.  Epub 30-Abr-2021. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/21psd220103.

No virar do século formalizou-se um movimento da Psicologia Positiva (PP) que, sendo também Psicologia e que a acompanhava desde os tempos de William James, não tinha sido assumida com uma amplitude tão geral como aconteceu agora. De facto, a psicologia, respondendo às necessidades da Segunda Grande Guerra, aos tempos de crise que a precederam e aos tempos posteriores de evolução social, tinha dado mais atenção aos aspetos negativos da vida, às falhas que as pessoas tinham, aos seus defeitos. É a partir dos anos revolucionários da década de 60 do século passado que novas formas de pensar a psicologia se estruturaram, nomeadamente passar a olhar para os aspetos positivos, como seja a promoção da saúde ou o bem-estar. Este movimento da Psicologia Positiva teve grande impacto e deu origem a fortes discussões entre os psicólogos. Essas discussões enriqueceram e clarificaram a PP, tornando-a mais abrangente. Hoje, não há área da psicologia que não toque, de algum modo, a PP. É esta história que nos propomos abordar aqui.

Palavras-chave : Psicologia positiva; história da psicologia; bem-estar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )