SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Psicologia positiva e COVID-19: potencialidades da cinematerapiaEstratégias de avaliação de forças de caráter índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

BATISTA, Helder  e  NORONHA, Ana. Forças pessoais/de caráter e autorregulação emocional: associações e evidências de validade. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2021, vol.22, n.1, pp.37-49.  Epub 30-Abr-2021. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/21psd220105.

O presente estudo buscou evidências de validade baseadas na relação com outras variáveis (autorregulação emocional) para a Escala de Forças de Caráter-Breve (EFC-Breve) e identificou possíveis diferenças de acordo com características sociodemográficas dos respondentes. Participaram 627 pessoas com idades entre 18 e 73 anos (M= 35,33; DP= 12,27; 66,19% mulheres) das cinco regiões do Brasil. Os participantes responderam à EFC-Breve e à Escala de Autorregulação Emocional-Adulto (EARE-AD). Foram identificadas correlações significativas entre todos os fatores da EFC-Breve e da EARE-AD (r variando entre 0,09 e 0,60), sendo que o fator estratégias de enfrentamento da EARE-AD apresentou as maiores magnitudes de associação com os fatores da EFC-Breve. Os homens apresentaram médias mais elevadas que as mulheres nos dois instrumentos. As forças de caráter e a autorregulação emocional possuem elementos comuns que afirmam evidências de validade para a EFC-Breve. Considera-se que a EFC-Breve possui propriedades psicométricas adequadas e a quantidade de itens facilitaria a aplicação do instrumento em contextos distintos.

Palavras-chave : psicologia positiva; avaliação psicológica; psicometria; virtudes; tristeza; otimismo; bem-estar subjetivo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )