SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1Psychological well-being, self-esteem and happiness among higher education students in Portugal.Psychosocial factors that promote positive development throughout life. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia, Saúde & Doenças

Print version ISSN 1645-0086

Abstract

PEIXOTO, Evandro; SANTOS, Simone dos; ROMANO, Amanda  and  PALMA, Bartira. Traços de personalidade, paixão e autoeficácia: um estudo correlacional com universitários brasileiros. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2021, vol.22, n.1, pp.128-141.  Epub Apr 30, 2021. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/21psd220112.

Diferentes estudos têm avaliado os efeitos da paixão em domínios da vida como estudos, trabalho e esporte. Contudo, ainda são escassos os investimentos para a compreensão das características pessoais que contribuam para o desenvolvimento da paixão por uma atividade. Esta pesquisa teve como principal objetivo explorar as associações entre traços de personalidade, paixão e percepção de autoeficácia em uma amostra de universitários brasileiros. A amostra foi composta por 416 estudantes universitários com idade entre 18 e 57 anos (M=24,81, DP=7,02, 78,1% mulheres). Os resultados provenientes de análises de correlação, regressões lineares múltiplas e análises de equações estruturais sugerem que características de personalidade como conscieciosidade, estabilidade emocional e abertura a experiências associadas à paixão harmoniosa pelos estudos afetaram positivamente a percepção de autoeficácia dos estudantes e, portanto, a potencialidade de resultados positivos no contexto educacional. Também se destaca o papel protetor da socialização para o desenvolvimento da paixão obsessiva pelos estudos. Corroborando estudos anteriores, os resultados sugerem que as características de personalidade associadas a paixão harmoniosa explicam diferenças individuais no envolvimento e obtenção de resultados positivos em relação aos estudos. Portanto, esses resultados configuram-se como informações relevantes para o desenvolvimento de intervenções baseadas em psicologia positiva que objetivem o engajamento de estudantes com as atividades e em relações estabelecidas no contexto universitário.

Keywords : psicologia positiva; estudantes; paixão pelos estudos; Big Five; engajamento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )