SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Bem-estar psicológico, autoestima e felicidade entre alunos do ensino superior em Portugal.Fatores psicossociais promotores de desenvolvimento positivo ao longo da vida. índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Psicologia, Saúde & Doenças

versión impresa ISSN 1645-0086

Resumen

PEIXOTO, Evandro; SANTOS, Simone dos; ROMANO, Amanda  y  PALMA, Bartira. Traços de personalidade, paixão e autoeficácia: um estudo correlacional com universitários brasileiros. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2021, vol.22, n.1, pp.128-141.  Epub 30-Abr-2021. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/21psd220112.

Diferentes estudos têm avaliado os efeitos da paixão em domínios da vida como estudos, trabalho e esporte. Contudo, ainda são escassos os investimentos para a compreensão das características pessoais que contribuam para o desenvolvimento da paixão por uma atividade. Esta pesquisa teve como principal objetivo explorar as associações entre traços de personalidade, paixão e percepção de autoeficácia em uma amostra de universitários brasileiros. A amostra foi composta por 416 estudantes universitários com idade entre 18 e 57 anos (M=24,81, DP=7,02, 78,1% mulheres). Os resultados provenientes de análises de correlação, regressões lineares múltiplas e análises de equações estruturais sugerem que características de personalidade como conscieciosidade, estabilidade emocional e abertura a experiências associadas à paixão harmoniosa pelos estudos afetaram positivamente a percepção de autoeficácia dos estudantes e, portanto, a potencialidade de resultados positivos no contexto educacional. Também se destaca o papel protetor da socialização para o desenvolvimento da paixão obsessiva pelos estudos. Corroborando estudos anteriores, os resultados sugerem que as características de personalidade associadas a paixão harmoniosa explicam diferenças individuais no envolvimento e obtenção de resultados positivos em relação aos estudos. Portanto, esses resultados configuram-se como informações relevantes para o desenvolvimento de intervenções baseadas em psicologia positiva que objetivem o engajamento de estudantes com as atividades e em relações estabelecidas no contexto universitário.

Palabras clave : psicologia positiva; estudantes; paixão pelos estudos; Big Five; engajamento.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )