SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Traços de personalidade, paixão e autoeficácia: um estudo correlacional com universitários brasileirosEspiritualidade e autoestima de idosos residentes em uma instituição de longa permanência. índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

GASPAR, Tania et al. Fatores psicossociais promotores de desenvolvimento positivo ao longo da vida. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2021, vol.22, n.1, pp.142-160.  Epub 31-Abr-2021. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/21psd220113.

A literatura evidencia a existência de uma relação entre a saúde mental, a perceção de qualidade de vida, o estado de saúde, os resultados académicos e profissionais e o suporte social. O presente estudo tem como objetivo analisar a relação entre a Qualidade de Vida (QV) e a Satisfação com Suporte Social (SSS) e é constituído por dois sub-estudos, um cuja população alvo são crianças e adolescentes e o segundo que se centra em adultos e idosos. Foram estudadas diferenças relacionadas com o género, idade, situação de saúde e Estatuto Socio Económico (ESSE). Independentemente da idade encontrou-se uma relação positiva entre a qualidade de vida percebida e a perceção positiva de suporte social, ao longo da vida, e especificidades relativas ao género, ESE, estatuto de saúde e estatuto laboral. A situação de grupos em maior risco sugere uma penalização dos participantes do género feminino, dos participantes mais velhos em cada um dos estudos (adolescentes e idosos), dos participantes com doença crónica, dos participantes com ESE baixo e ainda dos aposentados, entre os participantes adultos e idosos. Estes resultados têm importantes implicações em termos das políticas públicas da família, da escola e do trabalho, que urge ter em mente na organização de serviços amigos do cidadão no sentido de permitir criar e consolidar um suporte social e permitir uma maior qualidade de vida. Especial foco nas iniquidades socio económicas, de saúde e de género.

Palavras-chave : qualidade de vida; suporte social; idade; género; doença cronica; estatuto laboral; estatuto socioeconómico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )