SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Fatores psicossociais promotores de desenvolvimento positivo ao longo da vida.Associação entre religiosidade, resiliência e bem-estar subjetivo em pessoas com dor crónica. índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

BELINI, Eduarda et al. Espiritualidade e autoestima de idosos residentes em uma instituição de longa permanência. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2021, vol.22, n.1, pp.161-168.  Epub 30-Abr-2021. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/21psd220114.

A espiritualidade é a busca por um significado da vida, a autoestima é o apreço em relação a si mesmo e ambas vem sendo amplamente exploradas como ferramenta terapêutica nos últimos anos. O presente estudo tem por objetivo avaliar a espiritualidade e autoestima de idosos de uma instituição de longa permanência e verificar a associação entre estas variáveis. Trata-se de um estudo transversal, quantitativo, com coleta de dados primários e amostra não probabilística. A avaliação da espiritualidade e da autoestima, foi realizada por meio da aplicação da Escala de Bem-Estar Espiritual (EBE) e da Escala de Autoestima de Rosenberg, respectivamente, em 37 idosos residentes no Condomínio do Idoso, Maringá-PR, em dezembro de 2018. Todos os idosos que participaram do estudo apresentaram escore alto para todas as variáveis estudadas: Bem- estar Religioso, Bem- estar existencial, e Autoestima. A autoestima é influenciada por aspectos que compõe a espiritualidade e ambas são capazes de aprimorar a saúde.

Palavras-chave : promoção da saúde; qualidade de vida; senescência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )