SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1A transcendência no cuidar: percepções de enfermeiros.Relações entre mindfulness, alimentação intuitiva e emocional em adultos. índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Psicologia, Saúde & Doenças

versión impresa ISSN 1645-0086

Resumen

FERNANDEZ, Milagrosa  y  COSTA, Eleonora. Menopausa: preditores da qualidade de vida. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2021, vol.22, n.1, pp.284-301.  Epub 30-Abr-2021. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/21psd220124.

A menopausa é um período da vida da mulher associado a diversa sintomatologia, que pode influenciar a sua qualidade de vida. O objetivo do presente estudo foi identificar os preditores da qualidade de vida no período da menopausa e determinar as diferenças entre as mulheres no estádio da peri-menopausa e no estádio da pós-menopausa ao nível dos sintomas da menopausa, das representações da menopausa, da satisfação conjugal, das estratégias de coping, e da qualidade de vida física e psicológica. Participaram neste estudo 110 mulheres, na fase da menopausa, inscritas numa unidade de saúde do Norte de Portugal. Os resultados mostraram que apenas os sintomas da menopausa eram preditores de menor qualidade de vida física; por outro lado, o rendimento anual, a reinterpretação positiva e a satisfação conjugal foram preditores de maior qualidade de vida psicológica, e os sintomas da menopausa revelaram ser preditores de menor qualidade de vida psicológica. Ao nível das diferenças entre os estádios da menopausa em relação aos sintomas, representações da menopausa, satisfação conjugal, estratégias de coping e qualidade de vida física e psicológica, verificaram-se diferenças estatisticamente significativas apenas ao nível da utilização da religião como estratégia de coping, sendo que as mulheres que se encontram na pós-menopausa utilizam mais esta estratégia. Os resultados do presente estudo poderão servir de guia para elaboração de programas de prevenção e promoção da saúde na menopausa.

Palabras clave : menopausa; sintomas; estratégias de coping; satisfação conjugal; qualidade de vida; representações sociais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )