SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1Menopause: predictors of quality of life.The operative group technique applied for health promotion. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia, Saúde & Doenças

Print version ISSN 1645-0086

Abstract

BRISOTTO, Marina  and  ANDRETTA, Ilana. Relações entre mindfulness, alimentação intuitiva e emocional em adultos. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2021, vol.22, n.1, pp.302-313.  Epub Apr 30, 2021. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/21psd220125.

Muitos estudos têm buscado compreender o que faz as pessoas escolherem e ingerirem determinados tipos de alimentos. Sabe-se que o comportamento alimentar humano é influenciado por uma serie de fatores e, entre estes, os fatores fisiológico e emocional tem ganhado destaque por seu potencial para desencadear dois tipos distintos de estilos alimentares: a alimentação intuitiva e emocional, respectivamente. Com o intuito de promover hábitos saudáveis e minimizar comportamentos alimentares patológicos, a habilidade de Mindfulness tem se mostrado uma ferramenta acessível para auxiliar os indivíduos no contexto das escolhas alimentares. Entretanto, a forma como essas relações acontecem permanece pouco clara no cenário brasileiro, assim como sua observação na população em geral. Desta maneira, a partir de um delineamento quantitativo e explicativo, a presente pesquisa buscou investigar as relações e valores preditivos desta habilidade e de suas dimensões para maiores níveis de alimentação intuitiva e para menores níveis de alimentação emocional. A amostra foi composta de 209 indivíduos com idade superior a 18 anos. Os resultados indicaram que maiores níveis de Mindfulness enquanto escore total e, principalmente, maiores níveis nas dimensões ‘observar’ e ‘não reagir’ predisseram o total da alimentação intuitiva, enquanto que maiores escores de Mindfulness e nas dimensões ‘agir com consciência’ e ‘não reagir’ predisseram menores índices de alimentação emocional. Conclui-se, portanto, que a habilidade de Mindfulness, de fato, contribui para a variação destes estilos alimentares, entretanto, novas pesquisas são necessárias a fim de verificar o impacto de variáveis mediadoras desta relação.

Keywords : comportamento alimentar; alimentação emocional; alimentação intuitiva; mindfulness.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )