SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Propriedades psicométricas das escalas de medo e impacto negativo face à COVID-19 índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

VIANA, Victor et al. Impacto e adaptação psicológica à COVID-19: um estudo qualitativo. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2021, vol.22, n.2, pp.326-337.  Epub 31-Ago-2021. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/21psd220201.

A pandemia COVID-19 constitui um importante desafio de saúde pública com implicações no bem-estar psicológico. Este estudo qualitativo procurou identificar fatores psicológicos associados à doença. Constou uma entrevista telefónica a 13 sujeitos internados com diagnosticados de COVID-19 e outros 13 que não tiveram a doença. Avaliaram-se os fatores de stress, as suas consequências psicológicas, as estratégias de confronto e a resiliência. O mais frequente fator de stress do primeiro grupo foi o medo de morrer e do segundo o medo de ser contaminado. Em ambos os grupos foi identificado o medo de contaminar os familiares. A principal consequência psicológica foi a ansiedade. As estratégias de enfrentamento foram o suporte da família e os sentimentos de esperança. Quanto à resiliência, o otimismo e o convívio com a família foram os aspetos mais frequentemente identificados. Os determinantes identificados devem ser tidos em conta na elaboração de estratégias de aconselhamento.

Palavras-chave : Adaptação psicológica; COVID-19; estudo qualitativo; impacto emocional; resiliência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )