SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Impacto e adaptação psicológica à COVID-19: um estudo qualitativoDistantes, mas ligados: implementação de videochamadas em enfermarias COVID-19 índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

PEREIRA, Henrique et al. Propriedades psicométricas das escalas de medo e impacto negativo face à COVID-19. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2021, vol.22, n.2, pp.338-349.  Epub 31-Ago-2021. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/21psd220202.

Este estudo teve como objetivo validar psicometricamente a escala de medo face à COVID-19 e a escala de impacto negativo da COVID-19 para a população lusófona. Participaram 1537 indivíduos, com uma média de idades de 33,54 anos (DP: ± 12,88), variando entre os 18 e os 74 anos. Em relação à escala de medo face à COVID-19, constituída por 7 itens, os dados indicaram propriedades psicométricas com boa consistência interna (α= ,87), boas cargas fatoriais (variação de ,65 a ,80) e correlações entre itens >,30. Em relação à escala de Impacto Negativo da COVID-19, constituída por 10 itens, foi demonstrado que se trata de um instrumento unidimensional, internamente consistente, com um alfa de Cronbach de ,87. Relativamente à confiabilidade, todas as correlações item-total corrigidas ficaram acima de ,30. Assim, conclui-se que as escalas avaliadas apresentam muito boas propriedades psicométricas e podem ser utilizadas em contextos lusófonos de maneira a contribuir para a avaliação do medo e do impacto negativo da COVID-19 e desenvolver ações estratégicas com o objetivo de minimizar a ocorrência de agravos psicológicos e emocionais na população.

Palavras-chave : COVID-19; medo; impacto negativo; propriedades psicométricas; escalas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )