SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Propriedades psicométricas das escalas de medo e impacto negativo face à COVID-19Caraterização de programas de treino de competências de comunicação: revisão sistemática índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Psicologia, Saúde & Doenças

versão impressa ISSN 1645-0086

Resumo

DONAS-BOTO, Inês et al. Distantes, mas ligados: implementação de videochamadas em enfermarias COVID-19. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2021, vol.22, n.2, pp.350-358.  Epub 31-Ago-2021. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/21psd220203.

A pandemia COVID-19 colocou diversos desafios à prestação de cuidados de saúde de qualidade, nomeadamente a separação e isolamento dos doentes COVID-19 das suas famílias. O presente artigo pretende descrever as diferentes práticas de utilização de videochamadas em contexto de unidade COVID-19, entre os doentes e respetivos familiares. Os autores conduziram um estudo qualitativo baseado numa entrevista semi-estruturada, aplicada a 4 profissionais de saúde (PS) responsáveis pela organização de utilização de smartphones e tablets nas unidades COVID-19 do nosso Centro Hospitalar. Os dados recolhidos foram: (1) descrição de cada unidade; (2) caracterização genérica dos doentes internados; (3) descrição das comunicações por videochamadas; e (4) impressões relativas ao uso de videochamadas. Os PS entrevistados reconhecem a importância das videochamadas nas unidades COVID-19, bem como o seu impacto emocional positivo nos doentes, familiares e PS envolvidos. As diferenças verificadas entre as várias unidades, residem essencialmente na existência de um protocolo de comunicação e no reconhecimento e envolvimento dos PS nesta iniciativa. Os autores reflectem sobre os benefícios e dificuldades deste novo método de comunicação para os doentes hospitalizados e para as suas famílias.

Palavras-chave : COVID-19; cuidados intensivos; videochamadas; isolamento; comunicação.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )