SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2Isolated, but not alone: implementation of video communication in COVID-19 unitsPsychologists’ perceptions of acceptability about a new socio-emotional learning program author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Psicologia, Saúde & Doenças

Print version ISSN 1645-0086

Abstract

SANTOS, Leonor; QUEIROS, Sílvia; MENESES, Rute  and  COUTO, Germano. Caraterização de programas de treino de competências de comunicação: revisão sistemática. Psic., Saúde & Doenças [online]. 2021, vol.22, n.2, pp.359-373.  Epub Aug 31, 2021. ISSN 1645-0086.  https://doi.org/10.15309/21psd220204.

A elevada importância da comunicação em saúde, como competência vital na prática de cuidados e fundamental na educação para a saúde, determina que seja considerada a importância do seu treino. Assim, procurou-se identificar programas de treino de competências de comunicação para profissionais de saúde, nomeadamente fisioterapeutas, e sistematizar a sua caraterização. Para tal procedeu-se a uma revisão sistemática da literatura com base na Statement Preferred Reporting Items For Systematic Reviews And Meta-Analyses (PRISMA). Treze artigos, de 329 identificados, foram incluídos na síntese qualitativa, após aplicação dos critérios de elegibilidade. Verificou-se variabilidade nos procedimentos e que nem sempre a informação é suficiente para se caraterizar minuciosamente cada programa. A grande maioria dos programas dirigia-se a profissionais, com sessões em grupo, presenciais e teórico-práticas; como métodos de treino foram comummente usados exercícios práticos com e sem role-play, meios audiovisuais, discussão crítica e fornecimento de material de apoio. A maioria dos estudos revelou programas eficazes, em particular os que incluíam estudantes. Os resultados sugerem que a estrutura do programa poderá ser mais relevante que a sua duração, as competências de comunicação treinadas ou as técnicas e métodos utilizados. O reduzido número de estudos identificados no âmbito da fisioterapia é sugestivo da relevância de se realizarem mais estudos nesta área, em particular com estudantes.

Keywords : Comunicação em saúde; competência clínica; profissional de saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )